O mês de Março é dedicado a conscientização e prevenção do câncer colorretal. O número estimado de casos novos de câncer de cólon e reto (ou câncer de intestino) para o Brasil, para triênio de 2023 a 2025, é de 45.630 por ano. Desses, 21.970 são entre os homens e 23.660, entre as mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer colorretal ocupa a terceira posição entre os tipos de câncer mais frequentes no País.


A American Cancer Society A ACS recomenda que todas as pessoas sem fatores de risco ou histórico familiar de câncer colorretal devem iniciar a triagem regular aos 45 anos. Isso pode ser feito com um teste sensível que procura sinais de câncer nas fezes de uma pessoa (pesquisa de sangue oculto nas fezes) ou com um exame que examina o cólon e o reto (colonoscopia).


Pessoas com boa saúde e com expectativa de vida superior a 10 anos devem continuar o rastreamento regular do câncer colorretal até os 75 anos de idade.


Para pessoas com idades entre 76 e 85 anos, a decisão de fazer o rastreamento deve ser baseada nas preferências da pessoa, expectativa de vida, saúde geral e histórico de triagem anterior.
Pessoas com mais de 85 anos não devem mais fazer o rastreamento do câncer colorretal.

fonte: https://www.cancer.org/cancer/colon-rectal-cancer/detection-diagnosis-staging/acs-recommendations.html