Novo Convênio Atendido: Central Nacional Unimed

Horário de Funcionamento : Seg a Sex, das 8h às 18h
  Contato : (11) 2538 4200

Pólipo de Vesícula

Pólipo de Vesícula

Pólipo de vesícula biliar é uma lesão que projeta-se para o interior da vesícula semelhante a uma verruga vulgar. O diagnóstico de pólipo vesicular aumentou muito recentemente devido ao elevado uso da ultrassonografia abdominal.

Os pólipos vesiculares podem tratar-se de lesões benignas (colesterol, inflamatórios e adenomas) ou tumores malignos no seu estágio inicial. O adenoma, apesar de ser um pólipo benigno, pode ter um comportamento pré-maligno. Esta é uma lesão habitualmente solitária, pediculada e pode estar associada a litíase vesicular. Devido ao mau prognóstico do carcinoma da vesícula biliar, é importante diferenciar entre um pólipo benigno e um pólipo maligno ou pré-maligno, de forma a proporcionar um tratamento adequado precocemente.

Pólipos benignos podem ser acompanhados com a realização de exames de ultrasonografia periódicos. O tratamento cirúrgico definitivo dos pólipos vesiculares é a colecistectomia videolaparoscópica (remoção da vesícula) estando sempre indicado na suspeita de lesões malignas ou com potencial de malignização. Para a indicação da cirurgia algumas características do pólipo são avaliadas:

– clínica relacionada com o pólipo

– pólipos de diâmetro superior a 10 mm

– crescimento do pólipo num curto espaço de tempo

– pólipo séssil ou base de inserção larga e com longo pedículo

– coexistência de litíase vesicular (pedra na vesícula)

– alterações na parede da vesícula identificadas na ultrasonografia

– idade do paciente

– histórico de câncer do paciente e familiares